22
ago 2011
2
comentários

O que é um slogan?

Slogan é uma mensagem curta,  usada na Publicidade como uma identificação de fácil memorização de um benefício ou vantagem,  agregado a um produto ou serviço.

A palavra inglesa slogan é derivada de slogorn, que é como se diz expressão slaugh-ghairn da língua gaélica escocesa e  irlandesa,  que era usada como grito de guerra,  usado nos antigos clãs para inspirar os seus membros a lutarem pela preservação do grupo, como, por exemplo, bradavam os guerreiros no filme Coração Valente, com o Mel Gibson.

Modernamente, a Publicidade (comercial) utiliza o slogan como forma de destacar os atributos, vantagens, diferenciais, promessas, objetivos e benefícios, entre outras necessidades, desejos, interesses e expectativas dos consumidores e dos anunciantes, na complementação de uma mensagem de vendas.

Na Propaganda (doutrinária), o slogan é uma frase (ou mais de uma), que tem finalidade de manter-se na mente das pessoas (público-alvo),  ratificando certas características doutrinárias, ideológicas, pessoais, políticas ou religiosas, que vão ao encontro das necessidades e aspirações do público, de forma criativa, marcante e memorável.

O slogan está associado à imagem, à linguagem escrita e estética,  transcendendo a materialidade o produto ou serviço, transformando-se no afirmativo indicador dos atributos enunciados no texto publicitário.

O bom slogan é curto, direto e memorável,  expressando se possível uma mensagem que diferencia a marca anunciada da sua concorrência.

Um bom slogan pode ser falado, escrito e mesmo cantado.

Mas nem sempre reflete o posicionamento de uma marca, podendo ser utilizado de acordo com oportunidades, promoções, eventos, segmentações e outras necessidades de comunicação de marketing.

Posicionamento é a forma pela qual uma empresa deseja que a sua marca (ou as marcas dos seus produtos) seja percebida e aceita pelos seus target.

Pode ser também a forma pela qual o público-alvo percebe a nossa marcas (ou as nossas marcas).

No marketing moderno, todas as ações tem por objetivo satisfazer aos desejos, interesses, necessidades e aspirações de todos os públicos-alvo (internos e externos).

E a Comunicação de Marketing deve cumprir este papel, com o uso planejado, coordenado e orquestrado de todos os instrumentos disponíveis para obter sucesso nesta tarefa.

Grandes marcas são inesquecíveis, pelos seus posicionamentos e pelos seus slogans.

Por exemplo?

Bamerindus – O banco da nossa terra.

Cica – Se é Cica, bons produtos indica.

Avon – Avon chama.

Marisa – De mulher pra mulher.

Manah – Com Manah, adubando dá.

Melhoral – Melhoral, Melhoral, é melhor e não faz mal.

Renovar – Isto sim é renovar!

Folha de S.Paulo – Não dá pra não ler!

Globo – A gente se liga em você.

Cônsul – Põe na Cônsul.

Brastemp – Não é nenhuma Brastemp.

DuLoren – O primeiro sutien a gente nunca esquece.

Caninha 51 -  Uma boa idéia.

Hermes Macedo – Pneu carecou, HM trocou e do Rio Grande ao Grande Rio.

Motel……. – Apareeeça!

Doril – Tomou Doril, a dor sumiu.

Coca-Cola – Enjoy! e É isso aí!

Pepsi – O sabor da nova geração!

Tostines – Tostines é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho!

Luson – Negócio bom é na Luson.

American Express – Não saia de casa sem ele.

Mastercard – Não tem preço.

Kolynos – Sabor que refresca.

Lux – Nove entre dez estrelas do cinema preferem Lux.

Bayer – Se é Bayer, é bom.

Helmann’s – A verdadeira maionese.

Denorex – Parece mas não é.

Brahma – A número um.

Skol – Desce redondo.

Danoninho – Vale por um bifinho.

Conhaque Dreher – Deu duro, tome um Dreher.

Rider – Dê férias para os seus pés.

Matte Leão – Use e abuse.

C&A – Abuse, use.

Campari – Só ele é assim.

Bombril –  Tem 101 utilidades.

Açúcar União – Fazendo sua vida mais doce.

Vinólia – Senspivel diferença.

Volkswagen – Você conhece, você confia.

Nike – Just do it!

IBM – Think!   (Pense!)

Apple – Think different! (Pense diferente!).

Quick – Faz do leite uma delícia!

Nescau – Energia que dá gosto.

Maggi – O cald0o nobre da galinha azul.

E tantos outros.

Lembre-se: Slogans são inesquecíveis, quando são diferenciados e cumprem seus objetivos de comunicação.

Chamam a atenção, despertam o interesse, promovem o desejo, geram a ação e são memoráveis.

JJ

Nota: Hoje cedo, às 7 da manhã, participei de um debate, na rádio 91 Rock, de Curitiba, sobre SLOGANS, com o publicitário Renato Cavalher, da OpusMúltuplia, e o consultor de marketing e de comunicação Eloi Zanetti, ambos craques no assunto Publicidade. Como preparação para a minha participação neste debate, preparei este resumo, que julgo ser interessante para quem não teve a oportunidade de nos ouvir.


JJ

Comentários

  1. helena disse em 10/04/2013 :

    adorei a resposta

  2. JJ disse em 10/04/2013 :

    Obrigado



Deixe seu comentário

Nome*:
E-mail*:
(Não será divulgado)
Site:
Comentário*: