30
set 2011
13
comentários

Algumas ideias sobre Promoção de Vendas.

Uma das finalidades de Promoção de Vendas é atrair os consumidores que estão dispostos a conhecer e experimentar outros produtos e serviços. O maior foco da promoção de vendas não é o consumidor que frequentemente adquire determinado produto ou serviço, mas sim aquele consumidor que está disposto a conhecer outros produtos e serviços que estão sendo oferecidos.

É importante compreender que o consumidor sempre irá dar preferência a uma marca forte (mesmo não sendo fiel a ela), a uma marca fraca ou pouco forte que precisa de constantes promoções para poder ser vendida, pois sem estas promoções não obtém vendas significativas.

Deve-se então vender sempre o valor intrínseco do produto sem depender explicitamente e unicamente da redução de preços. Utilizando como ferramenta promocional centralizada em redução de custos, estamos focando apenas um subproduto e não o valor agregado e suas qualidades e diferenciais existentes.

O uso constante de ofertas de forma a identificá-las apenas como redução de preços aponta ao consumidor que a marca não possui um preço justo ou não vale o preço previsto.

Abaixo seguem 10 sugestões de promoções de vendas para serem utilizadas saindo da rotina, inovando suas estratégias e conquistando seus clientes:

  1. Aniversário da Loja: Ofereça preços ou condições especiais por ocasião do aniversário de sua loja.
  2. Aniversário do Cliente: Ofereça uma vantagem ou um desconto aos clientes que fizer aniversário no mês ou na semana ou mesmo no dia em que estão aniversariando.
  3. Bexiga da Sorte: Coloque várias bexigas penduradas, contendo papeis com porcentagens de descontos. Na hora de pagar, o cliente estoura uma e ganha o respectivo desconto.
  4. Clientes Diferenciados: Cadastre todos seus clientes e informe-os de suas promoções, convidando-os a tomar um drink, assistir a um show ou a retirar um brinde na sua loja.
  5. Demonstrações: É através dela que o consumidor tem seu melhor contato com o produto. A demonstração busca diretamente os sentidos do consumidor. Envolve treinamento de promotores, demonstradores e distribuição de amostras, folhetos, etc.
  6. Dia do Profissional: Praticamente todas as profissões são homenageadas em um dia do ano. Neste dia, ofereça condições especiais para atrair esses profissionais.
  7. Fidelidade: Através de selos, tickets ou cartões de fidelidade, você acompanha a freqüência de compra de seus clientes. Após determinado número de vezes ou valor adquirido nas compras, você oferece uma unidade grátis ou outra vantagem.
  8. Garantia: Ofereça garantia para os produtos que você vende. Mesmo que você comercialize artigos já garantidos pelo fabricante, o cliente terá mais confiança em comprar na sua loja.
  9. Idade: Ofereça descontos ou ofertas especiais para os clientes que tenham determinada idade. Você pode estabelecer tanto uma idade mínima como uma idade máxima, ou até uma faixa entre elas.
  10. Roleta da Sorte: Na hora de pagar o cliente gira uma roleta para tentar a sorte e ganhar uma vantagem adicional. Você pode colocar porcentagens de desconto, bônus para a próxima compra, brindes etc.

Fonte: O Gerente.Com

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COMENTÁRIO

  1. Outras ações? Brindes, vendas casadas, leve 3 pague 2,  compre e ganhe, descontos por volume, cupons de desconto, sorteios, concursos, feirões, vale-brinde, patrocínio, degustação, pontos-de-venda extras, calendários, amostras, coleções e uma infinidade de iniciativas.
  2. Importante: Planeje cada detalhe e cumpra as leis existentes (especialmente para concursos e sorteios).Planeja com a devida antecedência. Ações mal planejadas têm grande riscos
  3. Prefira trabalhar com bons profissionais. Custa mais? Incomoda menos. Uma multa pesada pode custar bem mais caro.
  4. Divulgue bem: promoção sem conhecimento do público vende muito menos.
  5. Leia muito a respeito do assunto, pois há muitas possibilidades promocionais.

JJ

Comentários

  1. FATIMA ALEIXO DA SILVA disse em 02/01/2013 :

    GOSTEI DE SUAS IDEIAS, SE POSSIVEL ME ENVIE MAIS .
    OBRIGADA.

  2. JJ disse em 02/01/2013 :

    Farei o possível.

  3. ruan carlo ferreira silva disse em 17/01/2013 :

    Se você tiver mais ideias me envie desde de já obrigado

  4. elizandra ribeiro disse em 28/01/2013 :

    Muito boa essas idéias!
    Gostaria muito de estar recebendo assuntos relacionados a vendas e promoções ,desde de ja obrigaga!!

  5. JJ disse em 28/01/2013 :

    Você terá que ler meu blog mais vezes, pois quase todos os dias trato de promoção, além de publicidade (mensagens de vendas).
    Obrigado pelo elogio.

    JJ

  6. raiza disse em 19/02/2013 :

    gostaria de fazer uma promoção e gostaria de ideias… obrigado!

  7. JJ disse em 22/02/2013 :

    Preciso saber mais….trabalho vendendo ideias. Quer meu email?

  8. gracielly disse em 20/08/2013 :

    adorei suas idéias, sou promotora de vendas e gostaria de mais idéias para expor em loja e algumas dicas. Obrigada!!

  9. JJ disse em 20/08/2013 :

    Posso sugerir que leia meu livro? PUBLICITAR- UMA NOVA VISÃO DA PUBLICIDADE.
    Nas grandes redes de livrarias, pela internet…

    JJ

  10. jaqueline rotta disse em 24/02/2014 :

    olá JJ gostaria de umas ideias suas para promoção de tênis que vou na minha loja agora em março. Você pode me ajudar. Desde já agradeço.

  11. JJ disse em 25/02/2014 :

    Posso, sim,.Jaqueline. A loja é em Curitiba? Preciso de um briefing e de uma conversa com você.
    Trabalho como consultor de comunicação de marketing e creio que posso, sim, te ajudar.
    Meu telefone é 41.8866.9090.
    Meu email jjonlinebr@gmail.com

    JJ

  12. terezinha gessi de oliveira disse em 01/03/2014 :

    tenho um tele almoço e não to tendo retorno gostaria de uma promoção que pudesse vender mais.obrigado.

  13. JJ disse em 01/03/2014 :

    Terezinha,

    Trabalho como consultor de comunicação de marketing.
    Posso elaborar um plano de ações para você, mas preciso
    de muito mais informações sobre teu tele-almoço, teu
    público-alvo, teus objetivos, teus concorrentes, os teus
    recursos financeiros, teu mercado, etc. Com um briefing
    teu, posso te passar o valor da consultoria e elaborar teu
    planejamento. Em que cidade você está atuando?

    Abraço

    JJ



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