3
ago 2012
0
comentários

Qual a origem da palavra Marketing?

De onde vem a palavra Marketing?

Vem de Mark, asseguram alguns autores (Kotler entre eles)

Que significa marca ou alvo a ser atingido.

Este alvo, na verdade, são muitas coisas a serem alcançadas ou atingidas.

O público-alvo, os clientes e os não-clientes, o mercado, os objetivos comerciais, financeiros, de Comunicação e de Marketing, a imagem de marca, a percepção dos consumidores, a lembrança de marca.

Ou deriva de Market?

Que significa Mercado.

Pode ser,  mas, mesmo assim, não se justifica o termo “Mercadologia”, que inventaram para “abrasileirar” Marketing.

Aliás, esta fobia que leva a tentar proibir o uso palavras de outro idioma no Brasil é pura idiotice.

O alvo da mensagem é o carrasco de palavras estrangeiras que ele não entende.

Basta isso, para evitar excessos.

Sérgio Zyman, em “O Fim do Marketing Como o Conhecemos”, destaca, relembro: “Não me basta ser percebido, quero é ser comprado”.

E ele estava falando de uma marca que investe centenas de bilhões de dólares/ano em comunicação: a Coca-Cola.

E creio que esta é a chave da questão – e que muitos debates pode gerar: marketing precisa gerar vendas, além de tudo mais que integra a sua atividade, no produto, no preço, na praça e na promoção.

Se não vender, e bem,  não adiantou pra nada.

Mark(alvo/meta) é mais do que market(mercado).

Ou não é?

Eu acredito que Mark é mais preciso.

Mercado pode ser uma coisa ampla e abstrata, enquanto que alvo revela conhecimento e objetivo.

Correto? – como sempre nos faz concordar o meu grande amigo Azis Ameden, encerrando suas afirmações, com esta indagação. Ou você constesta na hora, ou aprovou…

JJ

(Pequeno trecho do meu livro “Publicitar“, em edição pela Qualitymark, do Rio, para ser lançado em breve, nos próximos meses)

Em tempo: Marketing não é só Publicidade. Marketing é uma Ciência da Administração e Publicidade é uma Ciência da Comunicação. E Comunicação é só uma parte do Marketing, que deve tratar ainda do Produto, do Preço, da Distribuição e dos Consumidores, para que a Comunicação atinja seus alvos e seja eficaz.

Muita gente confunde, por isso é bom esclarecer. Marketing envolve ideias e ações em matérias-primas, embalagens, produtividade, formulação de preços, transporte, estocagem, logística, distribuição e dezenas de outras ações de administração, além da sua comunicação, através dos mais diversos instrumentos disponíveis hoje em dia, além da Publicidade.

JJ



Deixe seu comentário

Nome*:
E-mail*:
(Não será divulgado)
Site:
Comentário*: