18
nov 2012
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Gillette adota cultivo de bigodes, cavanhaques e barbas por fazer…

O personagem Mr. Clean, da Gillette, deixou crescer o bigode para apoiar o Movember

Às vezes, quando anunciantes não conseguem derrotar uma tendência, eles se unem a ela. A Gillette, que há anos vem perdendo rostos para o movimento ‘não faça a barba’, irá, pela primeira vez nos EUA, apoiar o Movembe – campanha que estimula os homens a cultivar bigodes, com o propósito de aumentar a consciência sobre os riscos do câncer de próstata.

Mas, de acordo com a Wahl Clipper Co., o movimento é apenas a faísca inicial em um horizonte cabeludo para os fabricantes de lâminas. Segundo a empresa, que tem apoiado o Movember desde 2008 no Reino Unido e no Canadá e a partir de 2009 nos EUA, a tendência da barba vai além de novembro.

O diretor de marketing da Wahl, Steve Yde, diz que durante seus nove anos na empresa, a porcentagem de homens americanos usando o visual de ‘barba por fazer’ passou de 3% para 16%. O bigode, embora um ‘acessório’ típico dos anos 1970 e 1980, tem sido adotado, mesmo que por um curto período do ano, em cerca de 40% dos homens de faixas etárias distintas. E a ‘barbicha de cabra’ permaneceu ainda mais popular: é usada por até 60 milhões de americanos em algum momento de cada ano, afirma o executivo.

Para a Gillette, marcar presença no Movember foi um encaixe natural – tanto para apoiar a saúde do homem quanto porque a marca lançou este ano o produto Fusion ProGlide Styler, um aparador de pelos para homens que cultivam diferentes estilos de barba e bigode, declarou uma porta-voz da Procter and Gamble.

A barba era comum antes da Primeira Guerra Mundial, quando o exército exigia que os homens deveriam ter a clara limpa para que suas máscaras de gás ficassem bem fixadas, diz Yde. Após o retorno dos soldados, o coronel Jacob Schick usou anúncios ostentando a ausência de barba como sinal de patriotismo, conta Yde – noção que continuou em vigor até os anos 1960.

Agora, o marketing está começando a apoiar os pelos no rosto. Por meio da agência HY Connect, em Milwaukee, a Wahl está apoiando a iniciativa com anúncios no us.movember.com e vídeos de 15 segundos no Times Square. Já a P&G está realizando a eMo’gency Styler Tour, em três cidades, com o rapper Andre 3000 Benjamin – um dos “Mestres do Estilo” da campanha de divulgação do Fusion ProGlide Styler.

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Fonte: Meio e Mensagem



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