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jun 2013
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Qual é o melhor horário para postar no Facebook?

Todos os dias surgem novas estatísticas para determinar quando os posts obtém maior visualização e engajamento. Cada estudo aponta para um lado pois não existe uma regra geral, já que o público de cada página no Facebook é diferente.

Então como é possível determinar o melhor horário para postar? Neste post iremos abordar os principais passos para chegar a esta resposta.

1) Determine quem é o seu público.

Identifique qual é o perfil do seu público. Ele pode ser um pouco diferente do que você imagina. Pra isso você deve analisar o “Facebook Insights”. Ao fazer esta análise você conseguirá entender melhor quem são seus fãs.

2) Identifique qual é a rotina do seu público

Não existe ferramenta analítica para isso. Baseado no seu conhecimento sobre o comportamento do seu público, tente identificar como é a rotina destas pessoas. Caso seu público esteja em grandes cidades, como São Paulo, considere que as pessoas podem estar no trânsito principalmente antes das 9 da manhã e depois das 6 da tarde.

3) Horário X tipo de conteúdo

Ao identificar o público e sua rotina diária, determine quando é o melhor horário para postar. Porém é importante também identificar qual é o melhor horário para postar determinado tipo de conteúdo.

Hoje em dia cada vez mais as pessoas acessam o Facebook de seus smartphones e tablets. 80% do público entre 18 e 44 anos acessa seu smartphone assim que acorda. Para conteúdo leve, como imagens ou vídeos, este pode ser um bom momento para postar.

Outro bom momento bom é o horário de almoço, quando as pessoas voltam a checar o Facebook À noite, quando as pessoas estão em casa assistindo TV, também é um bom momento para postar, já que as pessoas tem o costume de checar o Facebook nos intervalos comerciais.

Nos finais de semanas, embora as pessoas tenham mais tempo para visualizar o Facebook seus posts irão competir com o conteúdo criado pelas pessoas, o que de forma geral, é bem mais interessante. Por isso recomendamos postar imagens ou vídeos que tenham grande potencial de tornar-se viral. Isto porque as pessoas as pessoas tendem a compartilhar algo que acham divertido e que pode ser interessante ao seus amigos.

Para conteúdos mais elaborados, como link para artigos sobre assuntos mais complexos, é recomendado postar no começo da manhã, em torno das 10 ou à tarde, em torno das 4. Este é o momento que as pessoas estão mais propensas para dar uma pausa no trabalho e acessar o Facebook.

Conclusão

Não existe resposta exata, mas basicamente é uma combinação entre tipo de público e conteúdo. Como mencionamos anteriormente, é preciso entender a rotina do seu público e analisar os resultados do Facebook Insights, disponível apenas para páginas do Facebook.

Uma das maneiras para incentivar a interação com seu público é criar campanhasno Facebook. Por meio de concursossorteios as marcas conseguem criar engajamento com seus fãs. Existem diversos tipos de campanhas, como Concurso de VotosConcurso de Vídeos, entre outros. Para tornar mais fácil esta tarefa a Wishpond fornece ferramentas de Social Marketing que permitem você criar campanhas rapidamente e obter o perfil dos participantes.

Fonte: Wishpond



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